História

Os sócios fundadores Luiz Carlos e Antônio Carlos, preocupados com a continuação das Mesas Olliver, passam as técnicas de fabricação aos filhos e netos. Luiz Carlos se aposentou no Banco do Brasil em 2005 dedicando-se a direção da empresa e na pratica do esporte, disputando deste então regularmente as competições Municipais, Estaduais, Copas do Brasil, Campeonatos Brasileiros, tendo conquistado a 4ª colocação Nacional em 2006, culminando com a disputa do Campeonato Mundial em 2012 no Rio de Janeiro, é ele quem nos conta a História…

A História das Mesas Olliver se confunde na relação da família Oliveira com esse esporte, sou o mais velho de quatro irmãos, tive contato com os primeiros jogos de botão nos anos 60, quando ainda criança, era costume em minha família, avô, pai, tios, primos e amigos se reunirem na casa dos meus avôs para disputarem campeonatos, nesta época comecei a jogar com minha prima, era ainda adolescente quando transformei uma mesa de cozinha da minha avó numa mesa de jogar botão, talvez essa tenha sido a primeira da serie. Tomei conhecimento da Regra Oficial em 1982 através do meu irmão caçula Antônio Carlos, parceiro de diversas partidas, ele leu um anuncio no Jornal Diário de Petrópolis sobre o torneio que estava sendo organizado pelo jornalista Carlos Marques, me apaixonei pela ideia de jogar oficialmente. Na companhia do meu filho Leandro fui a Curitiba-PR disputar o Campeonato Brasileiro de 1992, nesta época adquiri uma mesa oficial fabricada em São Paulo, hoje meu neto Bernardo de seis anos começa a dar suas primeiras palhetadas, os filhos do Antônio Carlos, Eduardo e Henrique jogam em casa com o pai. É a nova geração tomando gosto por este fascinante esporte.

Paramos de disputar Campeonatos em 1994 por questões profissionais só retornando em 2001, quando soubemos que um grupo de pessoas tinha reorganizado a Associação Petropolitana de Futebol de Mesa – APFM, no ano seguinte defendendo o Petropolitano F.C. nos tornamos jogadores filiados à Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro- FEFUMERJ. A mesa que jogávamos não estava em boas condições, então meu irmão sugeriu que usando a habilidade demonstrada no passado fizéssemos uma nova, ao procurar o material necessário à fabricação descobrimos que o tamanho da chapa de MDF, a primeira que fizemos foi com esse tipo de madeira, seria suficiente para fazer duas mesas, decidimos então que cada um ficaria com uma. O nosso maior desafio agora era encontrar uma tinta que fosse capaz de proporcionar um perfeito deslize dos botões, sem as intermináveis sessões de limpeza, com a ajuda de um industrial do ramo de tintas amigo dos tempos de “pelada”, desenvolvemos após varias tentativas o preparado utilizado hoje na base das mesas. Logo que a primeira mesa ficou pronta um conhecido que na época jogava na Associação pediu para compra-la, depois outro e quando vimos estávamos fazendo as mesas, fizemos vinte mesas em 2002, cento e sessenta em 2003, trezentas em 2004 quando pela primeira vez fornecemos para uma competição de grande porte, o 1º Brasileiro disputado no Rio de Janeiro, e não paramos mais. Hoje com mais de três mil unidades vendidas, em vários modelos, podemos afirmar que estamos bem próximos daquela meta inicial, produzir uma mesa de ótima qualidade para a pratica do esporte.

O Futebol de Mesa é um Esporte Para Todos, sem limitação de idade, sexo, físico, etc. proporciona excelente condição de relacionamento, além de exercitar a coordenação motora e o raciocino, ótima ferramenta na prevenção de algumas doenças.

 

12 Responses to “História”

  1. Eduardo J Schmidt 29 de setembro de 2014 at 23:19 Permalink

    Parabéns pela excelente mesa Olliver, sempre joguei nessas mesas! Eu adoro e meus botões idem, risos. Joguei na Olympico, AABB Tijuca e Maxwell, clubes aqui do Rio. Hoje não sou mais federado. Adoro jogar na praça Santos Dumont Gávea aos domingos pela manhã na feira de antiquários e nas quartas noite no Andaraí, loja Botão e Palheta. Amo futmesa, jogo desde 1984, disquinho no início e depois que me atualizei nas regras atuais, a partir de 2006, dadinho. SUCESSO para vocês! É gol! Já tive mesas Olliver, RECOMENDO

  2. Olliver 29 de setembro de 2014 at 23:38 Permalink

    Obrigado pelo elogio ao nosso trabalho!
    Ficamos a disposição.
    Abs
    Luiz Carlos

  3. carlos andre lima 15 de novembro de 2014 at 17:53 Permalink

    Estou buscando uma mesa urgente, tamanho intermediario, 1,60 de altura. Por favor.
    meu nome, carlos andre lima.
    operadora vivo
    97224.6111.
    si puderem entrrar em contato comigo.
    Agradecido.
    andre lima

    • Olliver 15 de novembro de 2014 at 19:40 Permalink

      Olá Andre,
      Obrigado pelo contato!
      Enviamos detalhes para o seu e-mail.
      abs
      Luiz Carlos

  4. Luiz 13 de julho de 2015 at 11:37 Permalink

    Sr. Luiz Carlos, gostaria de um e-mail para contato. Quero fazer um orçamento.

    Atenciosamente,

    Luiz Guilherme A. Barbosa
    Associado da Associação Manauara de Futebol de Mesa – AMFM/AM

    • Olliver 21 de julho de 2015 at 15:21 Permalink

      Olá Luiz Guilherme,
      Obrigado pelo contato!
      Enviamos detalhes para o seu e-mail.
      Abs
      Luiz Carlos

  5. Emerson Schmidt 14 de agosto de 2015 at 17:31 Permalink

    Prezados senhores:

    Gostaria de um e-mail para fazer um orçamento com vocês.

    Atenciosamente,
    Emerson Schmidt

  6. Carlos 15 de setembro de 2015 at 9:48 Permalink

    Qual o valor do frete da mesa média pra 88106-000 São José/SC…aguardo informações para pagamento via e-mail

    Um abraço!

    • Olliver 15 de setembro de 2015 at 22:32 Permalink

      Sr. Carlos,
      Obrigado pelo contato!
      Enviamos detalhes para o seu e-mal.
      Abs
      Luiz Carlos

  7. Leonardo 13 de dezembro de 2017 at 11:54 Permalink

    Boa tarde

    Estou interessado em uma mesa semi-oficial ou juvenil mais os cavaletes.
    Porém, gostaria de saber se fazendo o pedido hoje consigo receber até a próxima semana, pois trata-se de um presente de natal.

    • Olliver 13 de dezembro de 2017 at 21:38 Permalink

      Olá Leonardo,
      Obrigado pelo contato!
      Enviamos detalhes para o seu e-mail.
      Abs
      Luiz Carlos

Deixe uma resposta


*Obrigatório