EM CAMPO GRANDE, ALEX LAGE CONQUISTA SEU SEGUNDO TÍTULO BRASILEIRO DE FUTEBOL DE MESA

Alex Lage – Brasileiro Dadinho 2013

 

Alex Lage - Brasileiro Dadinho 2013

Alex Lage – Brasileiro Dadinho 2013

O futebol de mesa tem um novo campeão na modalidade dadinho. O carioca Alex Lage, defendendo o Tupi-MG, conquistou o título brasileiro no torneio disputado neste fim de semana, em Campo Grande. Lage superou na final o flamenguista Lian e ficou com o troféu da Série Ouro. Este foi o segundo triunfo nacional de Lage: o primeiro veio em 2008, quando defendia o clube Maxwell, do Rio de Janeiro.

A competição reuniu 56 botonistas de seis estados, que mediram forças durante dois dias na sede do Círculo Militar. Pela fórmula de disputa, os jogadores foram divididos em três séries: Ouro, Prata e Bronze. Tavares, do Flamengo, e Júlio, do Racing-PR, sagraram-se campeões das Séries Prata e Bronze, respectivamente. Atletas de 1º a 4º lugares ganharam troféus, e de 5º a 8º lugares, medalhas.

Dentre os 10 sul-mato-grossense que disputaram a Série Bronze, o mais bem colocado foi Claudio Junior, do Operário-MS. Ele ficou com o troféu de 3º lugar ao vencer o colega de time Christian Camillo. Beneides Júnior, do Comercial-MS, ficou em 6º lugar, e Luigi Mollerke, do Operário, em 7º. Na Série Prata, o estado teve seis botonistas e apenas Rodrigo Alva, da Sobotoms, chegou aos playoffs, mas foi eliminado nas quartas de final e terminou a disputa em 7º lugar. Na Série Ouro, quem marcou presença foi Roberto Giolo (Sobotoms), mas o atleta foi eliminado na fase de grupos.

No sábado (26), os atletas foram divididos em seis chaves e disputaram um total de 234 partidas na primeira fase. Na etapa seguinte, classificados e eliminados formaram dez novas chaves nas séries Ouro e Prata, e fizeram mais 115 jogos. No domingo (27), foram concluídas as séries Ouro, Prata e Bronze, com mais 258 confrontos até a final. A rede balançou mais de 2 mil vezes em todo o torneio.

O 6º Campeonato Brasileiro de futebol de mesa – modalidade dadinho é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e realizado pela Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems).

 Crescimento em MS

Esta é a primeira vez que Campo Grande sedia uma competição nacional do futebol de mesa. A federação estadual foi criada há um ano e já conta com 28 botonistas federados e 6 clubes. A prática esportiva tem crescido nos últimos tempos com treinos semanais e campeonatos mensais nas regras dadinho e bola 12 toques.

Na opinião do presidente da Fefumems, Hélder Rafael, a modalidade só tem a se fortalecer no estado com a realização do brasileiro. “Esse esporte é uma atividade excelente para o lazer e para se fazer amigos. Os praticantes são apaixonados pelo jogo de botão, e existe toda uma cultura fascinante além das quatro linhas. E não precisa ser craque para jogar”, disse.

Para praticar futebol de mesa em Campo Grande, interessados podem entrar em contato com a Fefumems pelo telefone (67) 9217-7632 (Hélder). Mais informações estão disponíveis no site oficial (www.fefumems.org.br) e na fanpage do Facebook  http://www.facebook.com/fefumems).